Qual a diferença entre METAVERSO E MULTIVERSO?

banner_posts

O metaverso e o multiverso são termos que estão sendo frequentemente divulgados, mas por razões diferentes. O metaverso é uma ideia recente, surgida em 1992, mas que ganhou grande impulso e desenvolvimento nos últimos anos.

O multiverso é um termo que também vem ganhando bastante popularidade, principalmente nos filmes, como em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. No filme, Doutor Estranho, um super herói da terra, atravessa diferentes universos, encontrando seu eu em outras realidades paralelas.

Mas vamos por partes, neste artigo vamos compreender melhor o que é o metaverso e a diferença como o multiverso pode ser digital.

Significado de metaverso

Neal Stephenson introduziu o termo metaverso através de seu romance, Snow Crash, publicado em 1992. Em seu romance, o metaverso era uma maneira de escapar do caos da realidade distópica em que viviam.

O protagonista, Hiro, na vida real era um mero entregador de pizza, mas no metaverso era um príncipe samurai, que parte em uma jornada virtual para salvar o mundo.

O que é o metaverso

E assim como em Snow Crash, a ideia de metaverso surgiu para possibilitar uma maior profundidade na internet. Porém, o metaverso ainda não existe, mas a ideia é de que ele seja o futuro da internet.

O metaverso é um mundo virtual hiper-realista, feito em tempo real e acessado por avatares. Não existirão apenas um metaverso, mas sim vários, que somente o tempo dirá se serão interligados ou não.

Assim, o metaverso está sendo desenvolvido para ser um universo digital 3D, feito para transmitir profundas emoções e permitir que a humanidade possa realizar diferentes tarefas – como trabalhar, estudar, realizar reuniões matinais ou apenas explorar o ambiente ao redor.

O que é o multiverso digital?

MULTIVERSUS: jogo que possui personagens de diferentes universos - multiverso - em um só.
Multiversus: jogo eletrônico de luta publicado pela Warner Bross e desenvolvido pela Player First Games. O jogo possui personagens de diferentes universos.

O multiverso é um conceito pseudo científico que descreve a possibilidade de existir inúmeros universos – sendo o nosso um entre os muitos – e diferentes linhas temporais.

Nessa teoria, quando ocorreu o big bang, o universo entrou em expansão, sendo formado por diversas bolhas, formando planetas, estrelas e a vida.

“É como se você tivesse uma banheira cheia de bolhas de sabão de tamanhos diferentes, e cada uma dessas bolhas fosse um universo diferente”

Clifford Johnson, físico.

Assim, existiriam diferentes realidades. Na realidade atual, você está lendo esse artigo. Em outros universos, você não quis continuar lendo esse artigo. Em outro universo, esse artigo não existe, nem a internet, e assim por diante.

O multiverso no espaço virtual

No espaço virtual, o multiverso seria diferentes universos virtuais dos quais já estamos habituados.

Quando entramos no Twitter, Facebook ou no Linkedin, utilizamos diferentes informações, somos a mesma pessoa, mas talvez com colegas diferentes, publicações diferentes e até mesmo vidas diferentes.

Em jogos eletrônicos, entramos em diferentes espaços, dos quais não podemos simplesmente utilizar a mesma conta para todos os jogos. Precisamos criar diferentes contas. 

Assim, o multiverso digital é formado por uma coleção de mundos virtuais com diferentes características.

Quais as principais diferenças entre o metaverso e o multiverso?

A humanidade está caminhando para que o metaverso seja o futuro da internet e do multiverso digital, porém existem desafios significativos para que isso ocorra.

O metaverso apenas se tornará algo verdadeiro quando as pessoas estiverem dispostas a tratar o metaverso como algo real.

Quando as pessoas assistirem a um filme no metaverso em vez de preferirem ir ao cinema ou realizarem reuniões de trabalho em um ambiente virtual 3D utilizando um dispositivo VR no lugar de simplesmente abrir essa reunião no Zoom, até que isso ocorra, o metaverso estará em desenvolvimento.

Assim, o metaverso será exclusivamente baseado na necessidade pessoal de cada pessoa, representando um único mundo virtual, mas com diferentes opções.

banner_posts

Metaverso vs Multiverso

FatoresMetaversoMultiverso
DescriçãoUm universo digital compartilhado e hiper-realista, onde cada usuário pode acessar através de um avatar e explorar essa realidade virtual.Uma coleção imaginária de mundos digitais com diferentes características, onde cada usuário é diferente em cada um desses mundos.
Contagem de ecossistemasA ideia do metaverso é existir apenas um universo compartilhado com diferentes metaversos, permitindo que os usuários possam explorar livremente, porém existe também a ideia de inúmeros metaversos e inúmeras plataformas.Diferentes ecossistemas com diferentes conectividades, cujo cada ambiente é diferente e separado.
PropriedadeEm metaversos descentralizados: o usuário é um participante, podendo criar e possuir parte daquele universo. Em metaversos centralizados: a empresa criadora detém todo poder de criação e desenvolvimento, sendo o usuário um expectador e participante limitado da experiência.No multiverso, os usuários não podem possuir propriedade.
principais diferenças entre o metaverso e o multiverso

Em geral, se compreende o multiverso como diferentes realidades paralelas que ocorrem ao mesmo tempo, sendo todas hipotéticas. Em ambiente virtual, isso pode ser descrito como diferentes perfis em redes sociais ou jogos.

O metaverso, diferente do multiverso, é um objeto em desenvolvimento, sendo compreendido por duas vias diferentes.

O multiverso no metaverso

multiverso e metaverso
Imagem de LeewayHertz, traduzida para português.

Conforme dito anteriormente, o multiverso é uma teoria de universos diferentes que existem paralelamente ao nosso. No metaverso, isso pode ser descrito como os metaversos descentralizados, uma visão que se opõe ao metaverso de Mark Zuckerberg.

Dessa forma, na descentralização, plataformas como Decentraland, VRChat, Axie Infinity, Roblox, são desenvolvidas com diferentes tecnologias, cada uma levando sua singularidade.

Cada projeto com temas diferentes, buscando oferecer diferentes experiências no metaverso. Assim, cada projeto seriam diferentes metaversos, com possibilidade quase nula de se unirem e formarem apenas uma plataforma no futuro.

Isso ocorre também porque, por exemplo, a Decentraland possui sua própria blockchain e criptomoeda. A Roblox não foi desenvolvida utilizando blockchain, mas se trata de uma plataforma de jogos com modelo mais tradicional.

Então, diferentes desenvolvedores formarão diferentes metaversos e em cada metaverso ocorrerá uma realidade, experiência e modo de acessar diferente. 

O metaverso proposto por Mark Zuckerberg

Em suma, a visão de Mark Zuckerberg e de outras empresas é a criação de um único metaverso, desenvolvido pela Meta em parceria com outras empresas.

Portanto, nesse metaverso unificado, o usuário poderia utilizar o mesmo avatar para participar de uma reunião de trabalho e, após isso, se divertir com amigos em uma festa, sem precisar se desconectar ou acessar outra plataforma.

Porém, essa centralização não seria democrática e o usuário não seria soberano, apenas um participante sem poder de opinião. Assim, o conceito mais interessante para o metaverso seria um metaverso com multiversos.

De fato, os multiversos seriam as diferentes plataformas, realidades, criadores e desenvolvedores dentro do metaverso, e não somente uma plataforma desenvolvida por um grupo empresarial.

Portanto, a principal dificuldade para criar um metaverso descentralizado e com diferentes multiversos será estabelecer uma conexão única, fazendo com que os diferentes universos e plataformas consigam coexistir e ofereçam uma experiência real para os usuários.

Por fim, e parte importante do metaverso são os tokens não fungíveis, você pode ler esse artigo para entender melhor: o que é NFT?

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.