O que são DApps: um guia essencial

banner_posts

Aplicativos descentralizados, os dApps, são softwares desenvolvidos utilizando a tecnologia blockchain e mesmo que não sejam conhecidos pelo público geral, eles são o alicerce do desenvolvimento do futuro da internet, a Web3.

Os dApps garantem diversos benefícios, como segurança e privacidade, para os usuários, e mesmo que estejam em sua fase inicial, grandes nomes da internet, como Justin Sun, diretor executivo do BitTorrent, apoiam essa tecnologia.

O que são aplicativos descentralizados (dApps)?

Descentralizado vs Centralizado. dApps funcionam de maneira descentralizada, sem um controle central.

Portanto, os dApps (aplicativos descentralizados) são aplicativos criados em uma rede blockchain de computadores e que utilizam contratos inteligentes. 

De fato, o desenvolvidos em uma blockchain, eles não possuem um servidor central, isso significa que os dApps estão espalhados em diversos servidores ao redor do mundo, em vez de apenas uma única rede ou servidor.

Diferente dos aplicativos centralizados, que operam em unidades centrais. 

Uma questão fundamental sobre os dApps é que, embora funcionem como qualquer aplicativo, eles não possuem um controle central, por isso são descentralizados. Portanto, após o criador publicar um aplicativo descentralizado na rede Ethereum – ou outra rede que suporte – todos podem ter acesso ao código-fonte e sem controle de terceiros. 

Como funciona um Dapp?

A maioria dos dApps são executados na blockchain descentralizada Ethereum.

É fundamental compreender que um aplicativo descentralizado é construído utilizando duas tecnologias: contratos inteligentes e blockchain.

A interface de um aplicativo descentralizado pode ser igual a qualquer outro aplicativo, mas o segredo dele está na parte de trás, conhecida como back-end. O back-end de um dApp é construído em cima da Ethereum e utilizando contratos inteligentes.

Em suma, um contrato inteligente é um código que executa operações específicas e interage com outros contratos inteligentes e que, após criado, o desenvolvedor não consegue alterá-lo. 

Contratos inteligentes executam automaticamente. Então, um exemplo disso é um leilão NFT

Dessa forma, em um leilão NFT, o NFT possui um preço definido pelo vendedor, quando um usuário deseja comprar e oferta o valor definido, o contrato inteligente bloqueia o valor do comprador, repassa o NFT para a carteira do comprador e envia o valor para a carteira do vendedor, sem necessidade de intermediação.

Isso ocorre na blockchain, que é um grande livro que anota tudo o que ocorre e não pode ser modificado.

Aplicativos descentralizados são o futuro da Web3

De fato, a internet baseada em blockchain, a Web3, está em desenvolvimento, propondo um novo modelo de internet baseada na privacidade e segurança.

Os aplicativos descentralizados exercem uma grande importância no desenvolvimento da Web3, visto que a Web3 necessita de aplicativos descentralizados. 

Os benefícios dos aplicativos descentralizados combinam com os benefícios da Web3, como em questão da privacidade do usuário, o controle ao monopólio de informações das grandes companhias e também na segurança.

Benefícios de aplicativos descentralizados

  • Privacidade. Os usuários não precisam enviar informações pessoais para utilizar aplicativos descentralizados.
  • Resistência à censura. A blockchain garante a funcionalidade e resistência à censura dos dApps, assim nenhuma organização pode censurar ou impedir a utilização de dApps.
  • Segurança. Aplicativos descentralizados estão espalhados em diversos servidores, então caso um servidor caia, outros servidores possuirão as mesmas informações e manterão o dApp em funcionamento e contratos inteligentes garantem a funcionalidade sem erros.
  • Integridade de dados. A blockchain garante o rastreio das informações e o armazenamento por completo, sem a capacidade de que possam ser alteradas, excluídas ou roubadas, mantendo, assim, os dados íntegros.
  • Flexibilidade. dApps podem ser desenvolvidos para os mais diversos meios.

Desvantagens dos aplicativos descentralizados

  • Experimental. Assim como a Web3, os dApps estão em processo de desenvolvimento inicial, assim ainda são experimentais.
  • Interface do usuário. A interface e experiência do usuário diferencia dos aplicativos centralizados, muitos dApps não são graficamente atraentes e necessitam de tempo para que os dApps desenvolvam uma melhor experiência para todos.
  • Escalabilidade. Aplicativos descentralizados possuem uma dificuldade natural, por utilizar blockchain, para crescer conforme o ritmo dos usuários, principalmente pela dificuldade de alterar dados na blockchain.
  • Manutenção do dApp. dApps são difíceis de alterar, prevenir erros e de alterações, visto que utilizam blockchain.
  • Usabilidade. É mais difícil utilizar um dApp do que um aplicativo centralizado, assim como nem todos sabem utilizar os recursos de uma blockchain.

Exemplos de o que são dApps

Logo da Steemit, dapp baseado em blockchain. É um dos muitos dApps de mídia social.
Logo da steemit, rede social baseada em blockchain.

TraceDonate: Um serviço que conecta instituições de caridade e pessoas com beneficiários, mantendo os fundos em uma carteira digital, além de permitir que o doador acompanhe como utiliza a doação

Peepeth: Peepeth é uma rede social baseada em blockchain similar ao Twitter, mas sem censura e de código aberto.

OpenSea: A OpenSea é a maior plataforma de negociação de NFTs e se define como um mercado web3 do mundo NFT.

Audius: Audius é uma plataforma de streaming de música descentralizada baseada em blockchain. Possui um token, o AUDIO. Na plataforma, os usuários podem hospedar suas faixas e se conectar com os ouvintes, sem intermediários.

Steemit: Steemit é um blog e mídia social baseado em blockchain, descentralizada e que garante recompensa aos usuários em bitcoin. Usuários também recompensa-se com a criptomoeda nativa da plataforma, a Steem, ao interagirem com o site, como publicar, fazer comentários e votações. O criador da Steemit é Justin Sun, diretor executivo da BitTorrent e organizador da TRON.

banner_posts

Conclusão

Assim, como descrito anteriormente, dApps são aplicativos descentralizado e executados na rede blockchain e está livre do controle de uma única instituição.

Os aplicativos descentralizados são vitais para o futuro da Web3, porque proporcionam resistência à censura e maior capacidade de segurança, visto que utilizam tecnologia blockchain.

Um ponto fundamental é que a maioria dos dApps utilizam criptomoedas nativas para o funcionamento, ponto que também afasta interessados, porque não desejam pagar taxa para utilizar um dApp. Se no dApp, às vezes, necessário se faz pagar o desenvolvedor com taxas, em aplicativos centralizados o pagamento se faz através de dados pessoais e publicidade sem restrição. 

Continue aprendendo sobre dApps e blockchain lendo nosso artigo: Web3 – desafios e benefícios. A Web3 é fundamental para salvar o mundo tecnológico, de acordo com Gavin Wood.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.