O que são aplicativos descentralizados

banner_posts

Aplicativos descentralizados funcionam de maneira parecida a de aplicativos comuns, como o Facebook ou o Youtube, mas trazem alguns recursos interessantes e proporcionam uma nova maneira de navegar na internet.

Chegou a hora de saber o que são aplicativos descentralizados ou dApps (Decentralized application) e como eles estão mudando a web que conhecemos. 

O que são aplicativos descentralizados (dApps)?

Aplicativos descentralizados, ou dApps, são softwares que utilizam contratos inteligentes e funcionam através de uma rede blockchain. Diferente dos aplicativos convencionais, os dApps operam sem uma instituição central, por isso são descentralizados.

Visualmente um aplicativo descentralizado é similar a um aplicativo comum, podendo funcionar normalmente em computadores e dispositivos móveis, porque a diferença está no funcionamento dos aplicativos.

Isso porque existem alguns requisitos para que um aplicativo seja considerado descentralizado. A definição surgiu em 2014, quando o ‘The General Theory of Descentralized Applications, dApps’ foi publicado. 

O documento classificou os aplicativos descentralizados e também definiu os requisitos necessários, que seriam:

1. O aplicativo deve ser totalmente de código aberto, deve operar de maneira autônoma e sem nenhuma entidade controlando a maioria dos tokens.

2. Os dados e registros de operação do aplicativo devem ser armazenados criptograficamente em um blockchain público e descentralizado.

3. O aplicativo deve utilizar um token criptográfico (bitcoin ou token nativo) que será necessário para acessar o aplicativo.

4. O aplicativo deve gerar tokens de acordo com um algoritmo criptográfico padrão. (Proof of Stake ou Proof of Work).

Por que os dApps são importantes para a Web3

Rede social Facebook sofre com ataques de hackers e vazamento de dados.
Rede social Facebook sofre com ataques de hackers e vazamento de dados.

Em suma, os aplicativos descentralizados possuem um papel fundamental para a Web3, o próximo passo da web. A adoção de aplicativos descentralizados está impulsionando o desenvolvimento da Web3 e criando a infraestrutura necessária para o funcionamento da Web3.

A Web3 e os aplicativos descentralizados possuem muito em comum, como o surgimento em 2014, a tecnologia base (blockchain) e o foco na segurança, privacidade e descentralização.

Assim, no papel de promover essa descentralização, os aplicativos descentralizados são fundamentais. Isso porque os dApps oferecem benefícios para o desenvolvimento da Web3 e para os usuários:

  • Segurança
  • Descentralização
  • Privacidade
  • Pode gerar renda para os usuários
  • À prova de censura
  • Código aberto

Para ter uma noção melhor da importância desses benefícios, podemos comparar a descentralização, segurança e privacidade com alguns dos aplicativos mais populares do mundo.

Por exemplo, o Facebook já teve inúmeros incidentes e vazamento de dados. De fato, somente em 2022, 530 milhões de usuários do Facebook tiveram seus dados vazados. Em suma, entre 2019 e 2020, um grupo hacker conseguiu dados de mais de 300 milhões de usuários, sendo que em 2019 outros 419 milhões de usuários tiveram dados expostos.

Esse tipo de exposição não acontece apenas no Facebook, mas outras redes sociais e sites governamentais e empresariais sofrem com exposição e vazamento de dados.

Então, se estamos passando cada vez mais tempo online e conectados, isso significa que estamos compartilhando mais informações pessoais e que, tais informações, podem causar muito prejuízo, caso sejam expostas. 

Por isso a Web3 e os dApps são importantes, porque conseguem proteger os dados dos usuários com a utilização de tecnologia blockchain.

Exemplos de dApps

Fundador da Tron e CEO do BitTorrent, Justin Sun. BitTorrent é um exemplo perfeito do que são aplicativos descentralizados.
Fundador da Tron e CEO do BitTorrent, Justin Sun.

BitTorrent: O BitTorrent é o cliente torrent mais utilizado no mundo, que teve começo lá em 2001, com Bram Cohen. A ferramenta serve para compartilhar qualquer coisa na internet através do P2P (ponto a ponto). 

O programa, apesar de ter começado antes da era dos dApps, representa bem o que é um aplicativo descentralizado e está caminhando para esse lado. De fato, em 2018, Justin Sun, criador da TRON, comprou a BitTorrent por 140 milhões de dólares.

A BitTorrent possui mais de 100 milhões de usuários ativos.

Steemit: A Steemit é uma rede social descentralizada com mais de 1 milhão de usuários cadastrados. Projetado como um aplicativo descentralizado, a Steemit recompensa os usuários com a criptomoeda Steem. Assim, quando os usuários comentam, votam e selecionam conteúdo (curadoria), eles recebem criptomoedas.

Travala: A Travala é um ótimo exemplo de aplicativo descentralizado, porque ao entrar no site o usuário vai ter uma experiência similar a sites como Trivago, Booking e Tripadvisor. Portanto, o propósito da plataforma é popularizar as criptomoedas em viagens, trazer alternativas mais baratas em reservas e garantir transparência em todo o processo.

A Travala foi fundada em 2017 como uma pequena startup, mas cresceu e agora é a principal plataforma de viagens e acomodações baseada em blockchain. Possui mais de 90 mil destinos e a criptomoeda nativa é a AVA.

O futuro para os aplicativos descentralizados

Sem dúvidas, os últimos anos demonstraram que os aplicativos descentralizados são fundamentais para o desenvolvimento da Web3. De fato, em 2023, a Web3 atingiu a marca de 1.73 bilhão de dólares em valor de mercado, podendo alcançar até 33 bilhões de dólares em 2030.

Os desenvolvedores também precisam de apoio, visto que após desenvolver um app em blockchain, não é possível modificar.

Felizmente, os dApps já estão estabelecidos e farão parte de tendências importantes, como o metaverso. Por fim, você pode continuar lendo a respeito do metaverso lendo este artigo: o que é o metaverso.

Leia mais sobre o Agrispace, o espaço no metaverso para o agronegócio e saiba como sua empresa pode fazer parte do metaverso.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Quais são os impactos do metaverso?

Quais os países que investem em criptomoedas

Comentários

Lord Crypto BR

Excelente !😉👍🏿

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.