Microsoft Mesh: O Metaverso da Microsoft

banner_posts

Mesh, o metaverso da Microsoft, está em pleno desenvolvimento, mas diferente de suas concorrentes, não é focado apenas no desenvolvimento de um universo virtual, mas em tecnologias que permitam maior imersão e sensibilidade no metaverso.

Portanto, tido como um mercado promissor, diversas empresas estão investindo no metaverso e projetando o futuro nele, a Microsoft é uma dessas empresas.

Dessa forma, o desenvolvimento do metaverso da Microsoft está designado a uma divisão da empresa, a Microsoft Research. Vamos por partes.

O que é metaverso?

Em suma, o mundo virtual que simula com hiper realismo e imersão a vida real, essa é a ideia de metaverso. O termo metaverso surgiu do romance Snow Crash, do escritor Neal Stephenson, em 1992.

Diversas empresas estão investindo no desenvolvimento do metaverso para que esse conceito se desenvolva, mas com diferentes focos. 

O metaverso não é formado por um universo virtual, mas por diversos mundos virtuais diferentes, sejam conectados ou não, que tentam reproduzir com realismo a realidade em âmbito virtual. 

Equipamentos de realidade virtual dão maior imersão ao entrar no metaverso.

Definindo o que é o Microsoft Mesh

GIF: Homem utilizando o dispositivo HoloLens 2 e interagindo com o avatar de um colega de trabalho e um holograma.
GIF: Homem utilizando o dispositivo HoloLens 2 e interagindo com o avatar de um colega de trabalho e um holograma.

“O Mesh, metaverso da Microsoft, permite a presença e experiências compartilhadas de qualquer lugar – em qualquer dispositivo – por meio de aplicativos de realidade mista.” É a definição dada pela Microsoft ao Mesh.

Assim, o Microsoft Mesh é uma plataforma de realidade mista feita para facilitar o trabalho e desenvolvimento de aplicativos. 

Aliás, o Mesh foi projetado para funcionar com headsets de realidade virtual e aumentada, auxiliando os usuários a trabalharem em locais físicos e virtuais de modo mais eficaz.

De fato, o Mesh também possui foco em combinar a realidade virtual com a realidade física para permitir um melhor trabalho em equipe. Esse esforço pode ser visto na integração do Mesh com a Microsoft Teams, que é uma plataforma de comunicação e colaboração.

De fato, no Teams, utilizando o Mesh, os usuários aparecem com avatares virtuais, podendo interagir com seus colegas e trabalharem juntos com a tecnologia de holotransporte.

HoloLens: dispositivo de realidade mista da Microsoft

O HoloLens é um dispositivo criado pela Microsoft de realidade mista, que proporciona a união da realidade física que vivemos com a realidade virtual. 

O dispositivo não apenas proporciona a experiência de unir o físico ao virtual, mas também como de poder interagir e ter novas experiências. Esse dispositivo holográfico tem valor de 3 mil e 500 dólares no site da Microsoft.

Portanto, o desenvolvimento da Microsoft passa pelo Mesh e pelo HoloLens, justamente para desenvolver a melhor experiência possível em realidade mista e proporcionar a maior imersão possível.

Para que serve o Mesh?

https://youtu.be/Jd2GK0qDtRg

Certamente o Mesh proporciona o desenvolvimento de aplicativos para realidade mista. Quando integrado ao Microsoft Teams, possibilitou a realização de reuniões de trabalho em um ambiente virtual, com utilização de hologramas realistas. 

O Mesh, metaverso da Microsoft, junto ao HoloLens, proporciona diversos benefícios para diferentes áreas. Lembrando que o Mesh possui seu aplicativo que deve ser utilizado junto ao HoloLens e também os serviços, que podem ser utilizados para o desenvolvimento de aplicativos de realidade mista.

  • Melhores ambientes virtuais. Ambientes mais realistas 3D e em nuvem.
  • Desenvolvimento de aplicativos de realidade mista. O Mesh permite o desenvolvimento de aplicativos de realidade mista e a utilização de diversos dispositivos diferentes.
  • Holoportação. Holoportation é a tecnologia da Microsoft que permite modelos 3D de pessoas e objetos em alta qualidade e reproduzidos em qualquer lugar do mundo.
  • Reuniões interativas. Junto ao Teams, as reuniões virtuais se tornaram mais interativas e oferecem experiências mais complexas.
  • Avatares mais realistas. Com a tecnologia do Mesh, os avatares são mais semelhantes e realistas. O avatar também consegue captar melhor as expressões faciais e a voz.

O que a Microsoft deseja com o metaverso?

Mesh o metaverso da Microsoft
Microsoft HoloLens 2. Reprodução Microsoft.

A Microsoft deseja o mesmo que as demais empresas que estão investindo no metaverso: uma fatia desse gigantesco mercado. Porém, ciente que o metaverso é uma ideia em desenvolvimento, por isso criaram o Mesh, o metaverso da Microsoft.

Contudo, para comparação, a Web2, que é o modelo de internet que utilizamos agora, levou anos para chegar ao estado atual. O termo foi criado em 2004, 18 anos atrás. Porém, nenhuma empresa leva isso como um fator negativo para o metaverso, visto que continuam a investir bilhões em seu desenvolvimento. 

De acordo com a Statista, o comércio eletrônico gerou 4,9 trilhões de dólares em vendas em todo o mundo. É estimado que o comércio eletrônico migre, aos poucos, para o metaverso, com o desenvolvimento dele. 

Não apenas o comércio eletrônico terá um futuro diferente com o metaverso, mas também o marketing e publicidade atual. A Meta, que possui o Instagram e o Facebook, lidera os investimentos no metaverso, justamente para permanecer faturando com publicidade nesse novo modelo.

Assim, é fato que a Microsoft deseja continuar como uma das empresas líderes no mercado tecnológico e que o metaverso vai contribuir para isso.

banner_posts

Microsoft Research: divisão do metaverso

Afinal, a Microsoft possui uma divisão focada no desenvolvimento de tecnologias para o metaverso, essa divisão atualmente é a responsável pelos seguintes produtos e projetos:

  • Microsoft HoloLens 2: Óculos de realidade mista que possui tecnologia holográfica autônoma.
  • Microsoft Mesh: Plataforma de criação de aplicativos de realidade mista.
  • Holoportation™: Holoportation é um novo tipo de tecnologia de captura 3D que permite que modelos 3D de pessoas de alta qualidade sejam reconstruídos, compactados e transmitidos para qualquer lugar do mundo em tempo real.
  • DenseLandMarks: Método que prevê pontos de referência com mais precisão para o desenvolvimento de Avatares 3D.
  • Activision: A Microsoft adquiriu a Activision Blizzard por 69 bilhões de dólares e, embora não faça parte da divisão Research da Microsoft, essa aquisição irá acelerar o desenvolvimento do metaverso da Microsoft e fornecer bases para jogos no metaverso.

A Holoportation é uma tecnologia interessante da Microsoft, porque permite a captura de modelos e objetos reais e a reconstrução desses modelos em 3D em diferentes lugares do mundo, em tempo real. 

A Microsoft é apenas uma das empresas líderes de tecnologia que está apostando no metaverso, mas é certo: todas estão convencidas que o metaverso irá mudar, de alguma forma, o futuro da internet e de como estamos habituados a ela.

Por fim, a Culte também está participando desse mercado promissor com o desenvolvimento do primeiro metaverso do mundo focado no Agronegócio, o Agrispace. A whitelist já está disponível, basta clicar aqui e participar!

Saiba mais quais empresas estão investindo no metaverso e porque isso é importante.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.